Teremos uma final entre paranaenses na Liga Nacional?
Pato Futsal e Umuarama têm compromissos neste domingo (10) pelas quartas de final do torneio
Por Luciano Neves
Neste ano, a decisão da Liga Nacional será na cidade de Carlos Barbosa. A final irá ocorrer daqui a pouco mais de um mês, no dia 15 de dezembro. E existe a possibilidade de dois times do Paraná se encontrarem no duelo único no Rio Grande do Sul. Pato Futsal e Umuarama decidem as classificações para as semifinais da Liga neste domingo (10).
Apenas dois times do Estado já venceram a Liga Nacional. Um deles é o Pato que, aliás, é bicampeão do torneio e venceu as edições de 2018 e 2019. Na primeira final, o Pato derrotou o Atlântico de Erechim. E no ano seguinte atropelou o Magnus Sorocaba. Inclusive, a última vez que chegou nas semifinais da principal competição do futsal brasileiro foi justamente no ano do bicampeonato. E agora está muito perto de avançar entre os quatro melhores da Liga. O Pato faz o jogo de volta das quartas de final neste domingo e recebe o São Lourenço, às 13h15, no ginásio Dolivar Lavarda. No jogo de ida, no domingo passado, o representante do sudoeste venceu por 2 a 1, de virada. Com isso, só precisa de um empate para garantir a vaga na próxima fase. Nas oitavas, o Pato foi o responsável pela eliminação do Cascavel Futsal. Já o São Lourenço foi um dos rebaixados na Liga deste ano. Mas por conta de uma falha grotesca do regulamento, o time catarinense, que tem os ex-jogadores da Serpente Tricolor Gabriel Gurgel e Claudinho, avançou para as oitavas. E conseguiu a vaga para a fase seguinte graças à exclusão do Magnus Sorocaba, que escalou um jogador de maneira irregular no jogo de ida das oitavas.
Umuarama
O Umuarama está do outro chaveamento da Liga Nacional. Mas tem um jogo difícil contra o Joinville neste domingo, às 13h15, no Centreventos Cau Hansen. No jogo de ida, na semana passada, em Umuarama, as duas equipes empataram em 1 a 1, no Amário Vieira da Costa. Isso obriga o time paranaense a conquistar uma vitória, ou no tempo normal ou na prorrogação. No meio de semana, o Umuarama conquistou uma vaga nas semifinais do Campeonato Paranaense da Série Ouro ao eliminar o Operário de Laranjeiras. Venceu no tempo normal por 1 a 0 e derrotou o adversário nos pênaltis (4 a 3). Mas, na Liga, o Joinville é apontado como favorito no confronto. Depois de levar a virada em 26 segundos e perder o título para o Atlântico na final de 2023, o Joinville novamente desponta como candidato à taça da Liga Nacional. Neste ano, a equipe teve a melhor campanha da fase classificatória. A manutenção do time em alto nível enfrentou um desafio recente. Cassiano Klein deixou o Joinville em agosto, com a conquista da Taça Brasil, e assumiu o comando do Benfica, de Portugal. Herick Pereira, profissional da base do clube, foi elevado a técnico do grupo principal. Além de Klein, a equipe perdeu o fixo/ala Fernando, artilheiro do time na competição, que saiu em setembro para o Al Nassr, dos Emirados Árabes. O pivô Dieguinho, em compensação, foi repatriado em agosto, chegando para ser o companheiro de posição de Éder Lima.
Nas oitavas de final, já sob o comando do novo treinador, o Joinville eliminou o Marreco, com o empate em 2 a 2 no Paraná e vitória por 1 a 0 em Santa Catarina. Nos 26 jogos feitos na LNF até agora pelo Joinville, foram 72 gols feitos e 40 sofridos, com 18 vitórias, seis empates e duas derrotas. É o time que menos perdeu na competição.
