Será que a liderança vai mudar de mãos?
Palmeiras encara o lanterna Atlético-GO e líder Botafogo tem duelo contra o Vitória
Por Luciano Neves
Na próxima terça-feira (26), Botafogo e Palmeiras vão se enfrentar pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo já é tratado como a grande decisão do certame de pontos corridos. Mas antes, as duas equipes têm compromissos pela 35ª rodada do Brasileirão neste sábado (23). E o Palmeiras tem a possibilidade de tirar a liderança do Botafogo. Mais vivo do que nunca na briga pelo título, o Verdão encara o Atlético-GO. A bola rola a partir das 19h30, no Antonio Accioly, em Goiânia. O Palmeiras vem de duas vitórias consecutivas no Brasileirão. A última delas, inclusive, de virada, contra o Bahia, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova. O resultado, somado ao tropeço do Botafogo diante do Atlético-MG, fez o Alviverde diminuir a diferença para o líder. O Palmeiras, segundo colocado, soma 67 pontos, contra 69 do Glorioso. Portanto, a equipe de Abel Ferreira depende das próprias forças para ser campeã. Para tomar a ponta do rival, o Palmeiras precisa derrotar o Dragão e torcer para que o Fogão não vença o Vitória.
Do outro lado, o Atlético-GO está virtualmente rebaixado à Série B. O Dragão é o lanterna, com apenas 26 pontos, 11 a menos que o Fluminense, primeiro fora do Z4. O time perdeu do Athletico-PR na última rodada. Se não derrotar o Palmeiras neste sábado estará matematicamente rebaixado para a segundona.
Raphael Veiga marcou o primeiro do Verdão na partida contra o Bahia, na quarta, e se tornou o jogador com mais gols de bola parada entre os times da Série A em 2024. Segundo dados do Sofascore, Veiga marcou nove gols de bola parada na temporada. Foram sete pênaltis convertidos e duas cobranças de falta no fundo das redes. Com o tento marcado sobre o Bahia, o meia do Palmeiras ultrapassou Hulk, do Atlético-MG, que tem seis gols de falta e dois de pênalti em 2024. Pedro (Flamengo), com sete pênaltis convertidos, Lucas Moura (São Paulo), com seis gols de penalidade máxima, Alan Patrick (Internacional), com um gol de falta e quatro de pênalti, e Fernandinho (Athletico-PR), com cinco penalidades convertidas, completam a lista dos líderes em gols de bola parada.
Somente no Campeonato Brasileiro, das dez bolas na rede de Veiga, cinco saíram de bola parada (dois gols de falta e três de pênalti). O meia ainda é o terceiro maior artilheiro do Brasileirão, empatado com outros cinco jogadores e atrás apenas de Pedro (11) e seu companheiro de time, Estêvão (12).
Botafogo
O Botafogo empatou sem gols na rodada passada contra o Atlético-MG. Mesmo assim, manteve a liderança isolada com 69 pontos, dois a mais que o Verdão. O time de Artur Jorge só consegue manter a liderança se derrotar o Vitória neste sábado (23). A partida será às 19h30, no Nilton Santos. O Fogão terá desfalques para o confronto, já que não poderá contar com Luiz Henrique e Alexander Barbosa, que foram expulsos no último jogo.
A rodada do Brasileirão também tem hoje o duelo entre Juventude e Cuiabá, que jogam no Alfredo Jaconi, às 19h30.
