Ateliê das Miudezas organiza programação especial de férias em dezembro

Entre a programação do mês de dezembro, que será dividida em duas semanas, ateliês de pintura, argila, giz mineral, alquimia das tintas naturais, entre outros.

Por Redação Gazeta do Paraná

Ateliê das Miudezas organiza programação especial de férias em dezembro

Com a chegada do mês de dezembro, e, juntamente com ele, as férias escolares, pais e responsáveis podem se encontrar cara a cara com um desafio semestral: “o que fazer com as crianças durante as férias?”

Oferecer atividades que tirem os pequenos de frente das telas de televisões, computadores e celulares é a melhor opção quando o assunto é proporcionar lazer para as crianças. Para auxiliar os pais e responsáveis neste desafio, o Caderno Mais, ocasionalmente, traz indicações de programações oferecidas pelo Ateliê das Miudezas, um espaço que une arte e aprendizado, para contribuir com o desenvolvimento das habilidades motoras, sociais, cognitivas e o raciocínio lógico das crianças, enquanto elas se divertem. A criatividade e a socialização também são exercitadas durante as atividades. 

O espaço, idealizado pela pedagoga Paula Basílio, inaugurado no ano de 2023, oferece uma série de atividades voltadas para crianças dos três aos oito anos de idade. Entre as programações já realizadas pelo ateliê, oficinas de cerâmica, de pintura com o uso de elementos naturais, aquarela natural, giz mineral, colagem com folhas, entre outras opções. 

Ao longo do mês de dezembro, o Ateliê das Miudezas desenvolve seu novo cronograma de atividades, que contará com novidades, para que as crianças possam aproveitar o período de recesso escolar exercitando diferentes habilidades enquanto se divertem. 

Neste mês, as atividades serão desenvolvidas em duas semanas, compostas pelos dias 09 ao 13 e pelos dias 16 ao 20, para a segunda semana. Os encontros podem ser feitos no período da manhã, das 08 ao meio-dia, ou da tarde, das 13h30 às 17h30. 

Na primeira semana, o cronograma de atividades é composto por: “Ateliê Miudezas da Natureza” no dia 09, “Ateliê de Giz Mineral” no dia 10, “Ateliê de Pintura” no dia 11, “Ateliê de Alquimia das Tintas Naturais” no dia 12 e “Ateliê de Argila” no dia 13. 

Já na segunda semana, o Ateliê das Miudezas recebe o “Ateliê Miudezas da Natureza” no dia 16, “Ateliê de Argila” no dia 17, “Ateliê de Giz Mineral” no dia 18, “Ateliê de Pintura” no dia 19 e “Ateliê de Alquimia das Tintas Naturais” no dia 20. 

O “Ateliê Miudezas da Natureza”, citado anteriormente pela reportagem, ministrado nos dias 09 e 16, é uma novidade no espaço. Mesmo o Ateliê das Miudezas sendo um local de conexão entre as crianças, a arte e a natureza, essa novidade traz propostas diferentes, algumas, inclusive na temática natalina.

 Em entrevista, a atelierista Paula Basílio explica sobre a novidade: “Na proposta do ‘Ateliê da Natureza’ iremos confeccionar miudezas com elementos da natureza. Enfeites de mesa, bandeirolas, enfeites de Natal, tudo o que a imaginação e o olhar poético puderem criar”, esclarece. 

A atelierista acrescenta ainda que, assim como a nova atividade, todas as demais devem ser ministradas com orientações sobre cada uma das propostas, mas que os pequenos terão toda a liberdade para criarem suas próprias artes: “Dividimos o tempo entre duas ou três propostas principais, que acontecem antes e após o lanche. As crianças são direcionadas para essas propostas mas, também são livres para permanecer mais tempo em uma do que em outra, caso sintam essa vontade”, esclarece. 

Todas as atividades desenvolvidas no espaço foram pensadas para que os sistemas cognitivo, motor e emocional sejam exercitados enquanto as crianças as executam. A profissional conta que, entre os benefícios das oficinas, estão: o estímulo da concentração, da coordenação e da regulação emocional: “Nessas propostas de ateliês manuais, as crianças precisam focar sua atenção em uma tarefa específica, o que promove a concentração. O envolvimento em tarefas detalhadas estimula áreas do cérebro relacionadas à coordenação. Além disso, o contato com a arte e essa possibilidade de criar tem um efeito calmante, ajudando a criança a desenvolver habilidades de autorregulação emocional”, explica. 

Paula Basílio ainda aproveitou para convocar os responsáveis para conhecerem o Ateliê das Miudezas, juntamente com os miúdos: “O Ateliê Miudezas é um ateliê para brincar e expressar. Se você também acredita na potência da infância, entre em contato com a gente! As matrículas para 2025 já estão abertas”, convocou. 

Para aqueles que se interessaram em inscrever a criançada nas opções de oficinas e ateliês, as inscrições podem ser feitas até o dia 09 de dezembro, e têm como investimento o valor de R$ 100 para períodos individuais, podendo optar pelo período da manhã, das 08 ao meio-dia, ou da tarde, das 13h30 às 1h30. A semana também pode ser fechada pelo valor de R$ 350. Lembrando que é importante que os pequenos levem um lanche, que será servido durante o intervalo da aula. 

O Caderno Mais salienta que o número de vagas para as atividades é limitado, por isso, a recomendação é que os interessados se apressem para realizar a inscrição dos pequenos. Para inscrever uma criança em qualquer um dos ateliês, ou ainda inscrever as crianças em alguma atividade regular, basta contatar o Ateliê das Miudezas pelo perfil do Instagram: @ateliedasmiudezas, ou pelo telefone: (45) 98802-5588. 

O espaço físico do ateliê fica localizado na rua Fortaleza, número 3037, bairro Recanto Tropical, em Cascavel. 

 

Trecho 

“Nessas propostas de ateliês manuais, as crianças precisam focar sua atenção em uma tarefa específica, o que promove a concentração. O envolvimento em tarefas detalhadas estimula áreas do cérebro relacionadas à coordenação. Além disso, o contato com a arte e essa possibilidade de criar tem um efeito calmante, ajudando a criança a desenvolver habilidades de autorregulação emocional”

-Paula Basílio 

Atelierista

Compartilhe

Deixe um comentário