Biblioteca Pública do Paraná promove eventos que unem arte e literatura em dezembro

O funcionamento vai até 19 de dezembro, depois fecha para o recesso e volta dia 06 de janeiro de 2025. Nesta sexta-feira (06), das 9h às 16h30, no hall térreo, Rosane Arminda coordena o sarau “Palavras em Movimento”

Por Redação Gazeta do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove diversos eventos culturais e artísticos nas próximas semanas de dezembro. As atividades seguem até o dia 19 e depois a BPP fecha para recesso, com retorno dia 6 de janeiro de 2025.

Nesta sexta-feira (06), das 9h às 16h30, no hall térreo, Rosane Arminda coordena o sarau “Palavras em Movimento”, uma apresentação dos resultados do concurso literário promovido ao longo do projeto de mesmo nome, com destaque para as produções dos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio que participaram das oficinas de escrita criativa.

No mesmo dia e local, entre 17h e 19h, acontece o lançamento do livro “Chá de Especiarias”, de Madalena Ferrante, mediado por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Já na segunda-feira (09), a autora mirim Khauana Ribeiro, de 15 anos, lança seu primeiro livro “Meu Mundinho”, com sessão de autógrafos e bate-papo, das 15h às 18h, no hall térreo.

Na terça e quarta (10 e 11), acontece uma oficina sobre ferramentas criativas para dramaturgia, com Diego Fontes e realização da Flutua Produções, das 14h30 às 17h30, no auditório. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link http://bit.ly/oficinadiego.

Na quinta-feira (12), Julia Raiz e Ronie Rodrigues fazem uma roda de conversa aberta ao público, chamada “Palavra Brasil”, sobre a importância de oficinas de criação para formação da pessoa escritora e leitora, das 18h às 19h30, no hall térreo.

Na última semana de funcionamento da Biblioteca antes do recesso, dia 17, terça-feira, a BPP recebe o artista visual Marciel Conrado e a escritora Luci Collin para uma conversa sobre o processo de trabalho do projeto do “Mural Poema Encarnado”, unindo arte e literatura. O evento será no auditório, com capacidade para 132 pessoas, das 17h30 às 19h. 

O projeto tem como objetivo realçar a importância do espaço público e enriquecer a experiência urbana por meio da execução de um mural na parede lateral do edifício Palacete Tigre Royal. A criação artística origina-se do poema “Encarnado”, de Luci Collin, e é assinada por Marciel Conrado, artista que realizou uma intervenção no mesmo local, e que também assina um mural feito especialmente para a BPP, na Festa Literária (FLIBI), de 2023.

 

Sobre a BPP

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) é uma das maiores instituições culturais do Brasil. O acervo reúne cerca de 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídias. É uma Diretoria ligada à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), ocupa uma área de quase 9 mil metros quadrados e é uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país, realizando aproximadamente 500 empréstimos de livros por dia — são mais de 230 mil leitores cadastrados. Os serviços oferecidos baseiam-se na igualdade de acesso em todas as faixas etárias com produtos adequados às suas necessidades.

A Biblioteca foi criada pelo vice-presidente da província José Antônio Vaz de Carvalhaes, em 7 de março de 1857, no Lyceu de Coritiba. A princípio a proposta era formar pequeno acervo com “obras mais convenientes aos estudos das matérias ensinadas no Lyceu”. Porém, se transformou no organismo vivo e atuante que promove o encontro do povo com o universo do conhecimento, se readequando às mudanças e aos avanços tecnológicos. Mas, para alcançar esse nível de evolução, a BPP percorreu longo caminho, enfrentando dificuldades, passando por reformulações e 12 sedes até o novo prédio ser inaugurado em 19 de dezembro de 1954. A solenidade foi prestigiada pelo então presidente da República, João Café Filho, e pelo governador da época, professor Bento Munhoz da Rocha Neto.

 

Programação:

-Sarau “Palavras em Movimento”

Apresentação dos resultados do concurso literário promovido ao longo do projeto “Palavras em Movimento”, com destaque para as produções dos estudantes do Ensino Fundamental II e Médio que participaram das oficinas de escrita criativa.

Dia: 6 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 9h às 16h30

Local: hall térreo

 

-Lançamento de livro | “Meu Mundinho”

Com sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Khauana Ribeiro.

Dia: 9 de dezembro (segunda-feira)

Horário: 15h às 18h

Local: hall térreo

 

-Palavra Brasil | Roda de conversa pública

A respeito da importância de oficinas de criação para formação da pessoa escritora e público leitor, com Julia Raiz e Ronie Rodrigues.

Dia: 12 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 18h às 19h30

Local: hall térreo

 

-Oficina de dramaturgia

Com Diego Fontes e realização da Flutua Produções.

Tema: ferramentas criativas para dramaturgia

Dia: 10 e 11 de dezembro (terça e quarta-feira)

Horário: 14h30 às 17h30

Local: auditório

Inscrição gratuita: http://bit.ly/oficinadiego 

 

-Palavra Brasil | Roda de conversa pública

A respeito da importância de oficinas de criação para formação da pessoa escritora e público leitor, com Julia Raiz e Ronie Rodrigues.

Dia: 12 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 18h às 19h30

Local: hall térreo

 

-Projeto Mural Poema Encarnado

Conversa aberta sobre o mural com Marciel Conrado e Luci Collin.

Dia: 17 de dezembro (terça-feira)

Horário: 17h30 às 19h

Local: auditório

Capacidade máxima: 132 pessoas

 

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná

Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

41 3221-4900 

@bibliotecapr

 

Horário especial de fim de ano:

Aberta até dia 19/12 – das 8h30 às 20h

Recesso de 20/12 a 05/01

Retorno no dia 06/01 – das 8h30 às 20h

 

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h

Compartilhe

Deixe um comentário