O que está em jogo na última rodada do Brasileirão?

Botafogo joga pelo empate contra o São Paulo para ficar com o título

Por Luciano Neves

O que está em jogo na última rodada do Brasileirão?

O Campeonato Brasileiro de 2024 será concluído neste domingo (08) e todos os jogos da 38ª rodada serão realizados no mesmo horário, às 16 horas. Se observarmos a tabela de classificação de alto a baixo até pode se concluir que não há muita coisa em jogo. Na prática, alguns jogos serão realizados apenas para cumprir tabela, com pouco interesse dos envolvidos. No entanto, a última rodada terá partidas com fortes emoções que definirão o futuro dos times.

 

O título

As atenções se voltarão principalmente para dois jogos, que definirão o grande campeão do Brasileirão. Um jogo será no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e o outro no Allianz Parque em São Paulo. O líder Botafogo recebe o São Paulo e o vice-líder Palmeiras recebe o Fluminense. A condição é favorável ao Glorioso, que só não comemorou o título antecipado no meio de semana em virtude da vitória do principal concorrente Palmeiras. O Botafogo conseguiu superar o Internacional por 1 a 0 fora de casa. Desse modo, manteve a vantagem de três pontos sobre o Verdão (76 contra 73). Sendo assim, o Botafogo só precisa de um empate em casa para comemorar o Brasileirão diante de seus torcedores. O São Paulo, rival do Palmeiras, não deve dificultar as coisas para o time carioca, que está prestes a acabar com um longo jejum. O último título do Campeonato Brasileiro foi conquistado pelo Botafogo em 1995, numa decisão contra o Santos. Naquele título, brilhou a estrela de Túlio, que vestia a lendária camisa 7 que foi de Garrincha, que foi de Jairzinho, que foi de Maurício… E na campanha do Brasileirão, o Botafogo conta com o talento de Luiz Henrique, que também veste a camisa 7. Mas a força deste Botafogo é o estrelado elenco. O time de Artur Jorge conta com o talento de jogadores como o venezuelano Savarino, os argentinos Almada e Alexander Barboza e o centroavante Igor Jesus.

No caso do Palmeiras, a busca pelo título, o terceiro seguido, é um pouco mais ingrata. O Verdão precisa vencer o Fluminense em casa e torcer por uma vitória do São Paulo. Essa combinação de resultados deixaria Fogão e Verdão com o mesmo número de pontos. No entanto, o Palmeiras teria a vantagem, já que ficaria com uma vitória a mais.

O que é certo é que um técnico português será campeão neste domingo. O mais perto é o luso Artur Jorge, que leva vantagem sobre o patrício Abel Ferreira, treinador do Verdão. Ferreira foi o detentor das duas últimas taças do Brasileirão, ambas vencidas pelo Palmeiras.

Se Artur Jorge consumar o título, este será o ano mais vitorioso da história do Botafogo. Isso porque o time já foi campeão da Libertadores da América ao derrotar o Atlético-MG na final. Aliás, o Fogão pode repetir o que fez o Flamengo de 2019, então comandado por outro português, Jorge Jesus. Naquele ano, o Rubro-Negro venceu a Libertadores e o Brasileirão. Ou seja, é o único time que conseguiu isso com o nacional sendo disputado por pontos corridos.

 

Libertadores

O Brasil terá oito representantes na próxima Libertadores da América do ano que vem. Os seis times que avançam para a fase de grupos já estão definidos: Palmeiras, Flamengo, que joga com o Vitória, Internacional, Fortaleza (ambos fazem um confronto direto pelo quarto lugar) e o São Paulo, que encara o Botafogo. O Corinthians é o sétimo colocado com 53 e garantiu vaga na fase prévia. O Timão joga contra o Grêmio em Porto Alegre. Bahia, Cruzeiro e Vasco lutam pela última vaga. O Tricolor de Aço, sétimo colocado, só depende de si. Basta vencer o Atlético-GO, em casa. O Cruzeiro aparece no nono lugar com 49. A Raposa visita o Juventude. E o Vasco visita o rebaixado Cuiabá. Um deles vai para a fase prévia. Os outros dois vão para a Copa Sul-Americana do ano que vem. Os times que terminarem entre o nono e o 14º lugares disputarão essa competição. Vitória, Grêmio, Juventude, Atlético-MG, Fluminense, Athetico-PR e Bragantino lutam para esse fim.

 

Degola

Neste grupo dos que lutam pela Sul-Americana aparecem também times que lutam contra o rebaixamento. Três já caíram: o lanterna Cuiabá, o Atlético-GO e o Criciúma, rebaixado matematicamente com o fechamento da penúltima rodada. Ou resta, mais um pode ser degolado. E quatro times correm riscos: Bragantino, com 67% de chances de queda, Athletico-PR, com 16,8%, Fluminense, com 11,5%, e Atlético-MG, com 3,8%. Destes, três só dependem de si para evitar a queda. O detalhe é que Galo e Furacão fazem um confronto direto. Quem vencer se salva. E quem perder pode cair. O Flu também se salva com uma vitória. Mas enfrenta o Palmeiras, que tem chances de título. O Bragantino, além de vencer, depende do tropeço de um dos concorrentes. E joga contra o rebaixado Criciúma na última rodada.

 

Artilharia

Uma das disputas sadias na última rodada é a luta pela artilharia. Yuri Alberto, do Corinthians, e Alerrandro, do Vitória, são os goleadores com 14 gols. Eles são seguidos pela joia Estêvão, do Palmeiras, com 13. Nessa disputa aparecem Wesley, do Internacional, Luciano, do São Paulo, e Raphael Veiga, do Verdão, todos com onze gols.

Compartilhe

Deixe um comentário