Cascavel está no olho do Furacão no Campeonato Paranaense
Serpente Aurinegra tenta pontuar no jogo contra o Athletico-PR nesta quarta-feira
Por Luciano Neves
O Cascavel está no ‘olho do furacão’ neste Campeonato Paranaense. O time ainda tem dois jogos para fazer na fase classificatória, um como visitante e outro em casa na última rodada. Mas corre o risco de chegar no jogo do próximo sábado (15) contra o Rio Branco fora do G-8. O time só se mantém no grupo dos oito primeiros colocados se pontuar no confronto contra o Athletico-PR nesta quarta-feira (12), às 20 horas, na Ligga Arena.
Não havia pior momento para o confronto contra o Furacão. Isso porque, o Cascavel sofreu duas derrotas seguidas nos dois últimos jogos. Na semana passada foi superado pelo Andraus em casa por 2 a 0. E no último sábado foi derrotado pelo Operário de Ponta Grossa pelo mesmo placar. Logo, o ataque passou em branco nas duas últimas partidas. E a defesa, que vinha bem no Estadual, sofreu quatro gols nas duas derrotas. Para piorar, um dos pilares do sistema defensivo, o zagueiro Miguel Alcantara, está suspenso e não enfrenta o Athletico. A sensação de estar no meio do ‘olho do furacão’ aumenta ainda mais para o Cascavel porque enfrenta um time em alta. O Athletico-PR emendou três vitórias seguidas e completou seis jogos de invencibilidade. É o melhor mandante no Estadual. Em seis jogos dentro da Arena, foram quatro vitórias e dois empates. A equipe de Maurício Barbieri tem 18 pontos, está garantida no mata-mata e tem o ataque mais poderoso da competição com 18 gols. Se o Cascavel sofrer a terceira derrota seguida corre o risco de ir para a última rodada fora do G-8. O time só se mantém no grupo dos oito primeiros se o Andraus não derrotar o Londrina, em jogo que também será nesta quarta-feira, às 19 horas, no VGD. Ou seja, o Tubarão pode dar uma ajudinha ao Cascavel. Se derrotar o Andraus encaminha a classificação do Cascavel. E o time terá mais tranquilidade para o jogo contra o Rio Branco no próximo sábado.
Retrospecto
O Cascavel tenta algo inédito: vencer pela primeira vez na casa do Furacão. Desde 2015 para cá, este será apenas o sexto jogo da Serpente Aurinegra dentro da Arena. O Cascavel sofreu três derrotas e teve dois empates como melhores resultados. Inclusive, ambos se enfrentaram em três ocasiões em duelos de mata-mata. Em 2020, o Furacão passou pelo Cascavel nas quartas de final. Depois, em 2021, eles se cruzaram nas semifinais. A Serpente Aurinegra empatou o jogo de ida em Curitiba. E depois, venceu em casa por 2 a 1. E em 2023, ambos decidiram o Estadual daquele ano. O Athletico venceu o jogo de ida por 2 a 1, no Olímpico. E o empate sem gols na partida de volta rendeu o título ao Furacão. O último encontro entre eles ocorreu no Estadual do ano passado. O Athletico-PR venceu por 1 a 0, em jogo que ocorreu no dia 07 de fevereiro. Em 16 confrontos, o Cascavel teve apenas três vitórias, todas no Olímpico, com sete empates e seis triunfos do Furacão.
Rodada
A penúltima rodada do Campeonato Paranaense terá outros quatro jogos nesta quarta-feira. Um deles interessa, e muito, ao Cascavel. O Londrina, já classificado, recebe o Andraus, às 19 horas, no VGD. Se o Tubarão, que luta pela liderança, vencer o confronto irá ajudar a Serpente Aurinegra na luta por vaga na próxima fase. Isso porque o Andraus, com duas vitórias seguidas, foi aos dez pontos e encostou no Cascavel. A rodada tem um confronto direto na parte de baixo. Independente São Joseense e Rio Branco jogam às 15h30, no Estádio do Pinhão. O time da casa vem de vitória sobre o Paraná Clube no fim de semana. Mesmo assim, segue na zona da degola com sete pontos. O Rio Branco também tem sete e aparece no décimo lugar. O desesperado Paraná Clube visita o Cianorte, às 20 horas, no Albino Turbay. A Gralha Tricolor está na lanterninha e, dependendo dos resultados, pode ser rebaixada hoje. O Cianorte tem 14 pontos e se garante nas quartas de final. No outro jogo de hoje, Maringá e Azuriz jogam às 20 horas no Willie Davids. Quem vencer também se garante na próxima fase.
