Público lota teatro para prestigiar lançamento de documentário em Cascavel
Cascavel: Contar Sua Própria História traz relatos inéditos de pioneiros que construíram a cidade
Por Gazeta do Paraná
Um documentário didático que pode ser utilizado como material de pesquisa e em trabalhos de estudantes, desde o ensino fundamental até o superior, ou simplesmente por aqueles que desejam conhecer mais sobre a história de Cascavel.
O documentário Cascavel: Contar sua própria história foi lançado na última sexta-feira (14), no Teatro Municipal Sefrin Filho, que ficou lotado para a exibição. O vice-prefeito Henrique Mecabô e a secretária de Comunicação e Cultura, Beth Leal, prestigiaram o evento.
A produção levou aproximadamente um ano e meio de pesquisa e elaboração até ser aprovada pela Ancine, seguido de mais um ano para a captação de recursos. As gravações, que contaram com cerca de 40 entrevistados, foram realizadas em um mês, e a pós-produção levou outros sete meses. Ao todo, cerca de 25 pessoas estiveram envolvidas no projeto.
Antônio Martendal, produtor do documentário, afirma que a parte mais desafiadora foi a captação de recursos. Foram várias visitas às empresas para destinar parte do Imposto de Renda ao projeto cultural, como prevê a legislação, mas nem sempre o empresário está disposto a fazer essa destinação, que corresponde a 3% sobre o tributo. “Nós tivemos que apelar para o Paranhos [prefeito da época] e para o Bugarelli [então secretário de Cultura] para emitirem uma carta de apresentação e anexá-la ao projeto”, conta Martendal.
As gravações foram realizadas em duas etapas. A primeira durou cerca de duas semanas. A segunda ocorreu um mês depois, pois muitos pioneiros estavam indisponíveis no primeiro momento – alguns por problemas de saúde, outros devido a compromissos e viagens.
