Indústria do Paraná cresce 3,9% e supera desempenho paulista, aponta IBGE
Setor industrial do Estado avançou 3,9% em 12 meses, acima da média nacional e de grandes polos industriais do país.
Por Gabriel Porta
A indústria do Paraná registrou um crescimento de 3,9% no acumulado dos últimos 12 meses, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (18). O desempenho ficou acima do setor industrial de São Paulo, que avançou 2,8% no mesmo período, e superou a média nacional de 2,9%.
Enquanto a produção industrial brasileira permaneceu estável em janeiro, o Paraná registrou um avanço de 0,7% no volume de produção em relação a dezembro de 2024. O crescimento foi o mesmo quando comparado a janeiro do ano passado.
O desempenho paranaense também foi superior ao de outros estados industriais de destaque, como Minas Gerais (2%), Rio Grande do Sul (1,6%) e Rio de Janeiro, que apresentou retração de 0,6%.
O setor de transformação puxou a alta, com destaque para a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que cresceu 27,1% nos últimos 12 meses. Outros segmentos também apresentaram avanço expressivo, como a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (14,5%), móveis (13,2%) e produtos de madeira (10,5%).
Dos 13 segmentos industriais ativos no Paraná, 12 tiveram crescimento no período analisado. Entre eles estão a fabricação de bebidas (8,9%), produtos de metal (7,2%), produtos químicos (4,2%) e celulose e papel (2,7%). A única queda registrada foi na produção de derivados de petróleo e biocombustíveis, que recuou 2,4%.
No recorte mensal de janeiro, os destaques foram a produção de produtos minerais não metálicos (14,9%), veículos automotores (12%) e máquinas e equipamentos (9,8%). Com oito meses seguidos de variação positiva, os números indicam um cenário otimista para a indústria paranaense ao longo de 2025.
Pesquisa Industrial Mensal
Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do IBGE, que acompanha desde a década de 1970 o comportamento das indústrias extrativas e de transformação em 17 unidades da federação. Os resultados completos podem ser consultados no banco de dados do IBGE, o Sidra.
