Após reunião com deputados, Sanepar fará estudo para avaliar possibilidade de isenção de tarifa em Ponta Grossa

Deputados estaduais cobram soluções da Sanepar para crise hídrica em Ponta Grossa e pedem redução na tarifa de água durante período de desabastecimento

Por Gabriel Porta

Após reunião com deputados, Sanepar fará estudo para avaliar possibilidade de isenção de tarifa em Ponta Grossa

Deputados estaduais se reuniram nesta terça-feira com o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e com representantes políticos de Ponta Grossa para debater a crise hídrica que atinge o município. O encontro foi promovido pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), a pedido da deputada Mabeli Canto (PSDB).

Mabel destacou que os moradores de Ponta Grossa enfrentam diariamente os impactos da falta de água. “Estamos trabalhando e não medindo esforços para resolver esse problema. A Sanepar afirmou que está restabelecendo gradativamente o abastecimento na cidade”, ressaltou a deputada.

Durante a reunião, ficou acordado, a pedido de todos os representantes políticos presentes, que a Sanepar iniciará estudos para reduzir a tarifa de água referente ao período de desabastecimento em Ponta Grossa.  

Mabel reforçou que seguirá monitorando a situação. “O Governo do Estado está comprometido em resolver essa questão. Nós vamos continuar acompanhando toda essa situação que atinge a nossa cidade”, concluiu.

Restituição

O deputado Fabio Oliveira (Podemos), que também participou da reunião, solicitou à presidência da companhia que avalie formas de restituir os cidadãos ponta-grossenses pelo desabastecimento. “A população de Ponta Grossa precisa ser restituída por essa falta d’água. Por isso, pedi ao presidente da Sanepar que avalie a possibilidade de redução ou isenção na tarifa de água, como foi sugerido pela prefeita Elizabeth Schimidt. É uma forma de compensar os dias em que a população foi prejudicada”, afirmou o parlamentar.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirmou que a prioridade é restabelecer o fornecimento de água e se comprometeu a avaliar o pedido.

A Sanepar informou que o abastecimento segue parcial em Ponta Grossa devido a um vazamento na adutora do Rio Pitangui ocorrido durante a noite, o que exigiu uma nova paralisação da unidade operacional.

Com isso, segundo a companhia, o abastecimento está sendo regularizado nesta terça-feira apenas nas seguintes regiões: Centro, Ronda, Nova Rússia, Santa Mônica, Santa Lúcia, Mezzomo, Tânia Mara, Baraúna, Jardim Aroeira, Alphaville e Jardim Ipiranga.

Uma peça especial foi fabricada e enviada para Ponta Grossa de helicóptero, permitindo a retomada da captação no início da tarde.

A Sanepar também informou que a expectativa é de que o abastecimento seja totalmente normalizado até esta quarta-feira (19).

Participações

Também participaram da reunião os deputados Marcelo Rangel (PSD), Moacyr Fadel (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Flávia Francischini (União) e Márcia Huçulak (PSD), além dos diretores da Sanepar Sérgio Wippel, de Operações, e Bihl Zanetti, do setor Comercial.

Compartilhe

Deixe um comentário