Contas do ex-prefeito Paranhos vão à votação nesta terça-feira

No Tribunal de Contas do Paraná, as contas já foram aprovadas, mas com ressalvas.

Por Eliane Alexandrino

Contas do ex-prefeito Paranhos vão à votação nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Cascavel realiza amanhã (27) uma sessão extraordinária para votar as contas do ex-prefeito Leonaldo Paranhos. O objetivo é votar o Projeto de Decreto Legislativo nº12 de 2025.

A sessão vai ocorrer logo após o término da sessão ordinária como ocorre de praxe, e é de muita relevância já que se trata dos gastos do município durante do antepenúltimo ano da gestão do ex-prefeito. Este projeto aprova o Acórdão de Parecer Prévio nº286 de 2024, que diz respeito à prestação de contas do exercício financeiro do ano de 2022. 

O projeto foi elaborado pela CEF (Comissão de Economia e Finanças) com base na análise feita pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná). 

O vereador Policial Madril (PP), que é secretário da Comissão, disse a Gazeta do Paraná que votará favorável, e relembrou que o ex-prefeito teve as contas já aprovadas pelo Tribunal de Contas, mas com ressalvas. O vereador lembra que em 2022 o ex-prefeito fez o parcelamento do aporte para a cobertura do déficit atuarial devido ao IPMC (Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel) no ano de 2022, com Projeto de Lei nº118/2022 na época. 

“O ex-prefeito teve uma desaprovação com o TCE, no passado, em relação ao déficit atuarial com valores do IPMC, com o Tribunal de Contas. Mas acredito que o ex-prefeito terá todos os votos favoráveis, pois lá em 2022, quando teve essa questão, foi feito um projeto para reparcelamento da dívida, o qual foi aprovado e também votei a favor na época. E na votação desta terça-feira também serei favorável e acredito que os demais vereadores também, pelo menos 99%”, afirma. 

O déficit atuarial é fruto da ausência de repasses por parte dos gestores do município em anos anteriores. O projeto foi aprovado, e o Município ficou responsável em fazer o parcelamento da dívida em 60 vezes mensais e iguais. A prefeitura justificou na época que seria necessário parcelar a dívida em razão do impacto sobre a folha de pagamento naquele ano.

Além desta votação, o ex-prefeito Paranhos terá mais outras duas, referente às contas dos anos 2023 e 2024, quando deixou a prefeitura.

O parecer prévio, expresso no projeto, representa a avaliação do TCE-PR sobre a gestão financeira do Paranhos durante o ano de 2022, já que o resultado da votação tem um significado importante para o futuro político do ex-prefeito, hoje está à frente da Secretaria Estadual de Turismo.

Câmara no seu bairro!

Foi aprovado por unanimidade ontem (26) o Projeto de Resolução nº3/2025 que institui o Programa “Câmara no Bairro”. A proposta foi de autoria da Mesa Diretora, e tem como objetivo descentralizar os serviços do legislativo, aproximando a participação da população com as ações das Casa de Leis. 

“Durante essas atividades, a população poderá apresentar reivindicações, sugestões e críticas diretamente aos representantes do Legislativo, além de receber informações institucionais e acompanhar de perto os trabalhos realizados pela Câmara”, explica o presidente Tiago Almeida (Republicanos).

Cada edição do programa vai ser encerrada com uma sessão itinerante como já vem sendo feito pela Assembleia Legislativa do Paraná. 

“O ‘Câmara no Bairro’ é uma iniciativa que fortalece os vínculos entre o Legislativo e a sociedade, promovendo o exercício da cidadania e a construção de políticas públicas mais alinhadas com as reais necessidades da população”, afirmou o vereador Edson Souza (MDB), 1º secretário da Casa.

O programa também visa promover mais transparência dos trabalhos realizados no legislativo junto da comunidade, principalmente para quem não consegue ter acesso a casa de leis.  A coordenação do programa ficará a cargo da Diretoria Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo e outros órgãos da Casa. A Mesa Diretora será responsável por regulamentar aspectos operacionais, como cronograma, critérios de escolha dos bairros e estrutura das atividades.

Assembleia nos Bairros começa nesta quarta-feira na Capital

A Assembleia dos Bairro terá início nesta quarta-feira (28) em Curitiba. O primeiro bairro a receber será o Boqueirão a partir das 18h.  Além da sessão itinerante também serão ofertados diversos serviços como: Encaminhamento para empregos, emissão de cartão de transporte, carteirinha de vacinação, regularização do título de eleitor, entre outros. O programa será mensal e irá percorrer as 10 administrações regionais da capital. 

Foto: Divulgação

 

Compartilhe

Deixe um comentário