Médicos do Hospital de Clínicas aprovam indicativo de greve na Capital
Categoria recebeu apenas metade do reajuste concedido a outros técnicos administrativos
Eliane Alexandrino/ Cascavel
Com informações do Sindicato dos Médicos do Paraná
Os médicos e médicas estatutários (concursados) do CHC-UFPR (Complexo Hospitalar de Clínicas da Universidade Federal do Paraná) aprovaram, em Assembleia Geral realizada na última terça-feira (10/06), um indicativo de greve. A mobilização ocorre em resposta à aprovação da Lei Federal nº 15.141/2025, sancionada pelo presidente Lula no dia 2 de junho, que reajusta salários de diversas categorias do serviço público federal, mas impõe reajustes menores e distorções para os profissionais da medicina.
A lei concedeu 9% de reajuste em 2025 para os TAEs (Técnicos Administrativos em Educação), mas médicos e médicos-veterinários estatutários, que também integram a carreira TAE, receberam apenas 4,5%. Para 2026, o percentual será de 5% para a maioria dos técnicos, enquanto os médicos receberão novamente 4,5%.
Segundo informações do Simepar (Sindicato dos Médicos do Estado Paraná) a categoria ficou de fora da revisão dos percentuais de progressão na carreira. O chamado “step”, a diferença entre um nível e outro subirá de 3,9% para 4% em 2025 e 4,1% em 2026 para todos os TAEs, exceto para os médicos e veterinários, que seguirão com o índice antigo, o que representa um achatamento ainda maior da carreira.
Segundo os profissionais, os reajustes sancionados foram resultado de um acordo coletivo entre o Governo Federal e os servidores federais, incluindo os médicos e veterinários. No entanto, a categoria foi excluída do cumprimento integral do acordo, o que os profissionais consideram uma quebra de compromisso e um ato discriminatório.
Entidades como a FMB ( Federação Médica Brasileira) e o CFM (Conselho Federal de Medicina) tentaram, sem sucesso, alterar o texto no Congresso Nacional para garantir a isonomia salarial da categoria. Mesmo com pressão política, a lei foi sancionada mantendo as distorções.
Durante a assembleia convocada pelo Simepar, os profissionais aprovaram, além do indicativo de greve, ações de mobilização e de sensibilização da sociedade, visando a correção das injustiças salariais. As pautas agora serão levadas ao âmbito nacional, por meio da FMB, para ampliar a adesão da categoria em outros estados.
Situação funcional e histórico da categoria
Atualmente, cerca de 300 profissionais estatutários (médicos) trabalham no CHC-UFPR, o maior hospital público e de alta complexidade do Paraná, conhecido popularmente como Hospital de Clínicas. Desde a cessão da gestão hospitalar para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, esses profissionais foram deslocados para a empresa, sem a devida anuência, permanecendo formalmente vinculados à UFPR.
Além dos médicos do CHC, há profissionais da medicina e da medicina veterinária atuando em outras instituições federais de ensino no estado, como a UTFPR e o IFPR, além de aposentados. A categoria reivindica isonomia salarial (igualdade) com os demais servidores técnicos administrativos da Educação Federal e o reconhecimento de sua importância para a estrutura pública de saúde e ensino.
HC-UFPR: Maior hospital público do Paraná e é referência nacional
Há seis décadas, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR) serve à comunidade oferecendo atendimento de alta complexidade dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma 100% pública e gratuita, com qualidade e responsabilidade reconhecidas.
Além disso, o HC oferece aos seus estudantes uma formação integral, pautada por ensino, pesquisa e extensão, com professores altamente qualificados para formar profissionais que atuam nas mais diversas áreas da saúde.
O HC-UFPR é um hospital terciário, ou seja, especializado no atendimento de alta complexidade, com infraestrutura tecnológica e corpo técnico capacitado para o tratamento de doenças crônicas, realização de procedimentos cirúrgicos e exames de diagnóstico avançado.
Atende totalmente o SUS e, como hospital-escola da Universidade Federal do Paraná, contribui diretamente para a formação de profissionais em diversas áreas da saúde.
Fundado com a missão de prestar atendimento de qualidade à população e oferecer suporte à formação médica, o Hospital de Clínicas da UFPR foi inaugurado em 5 de agosto de 1961.
Hoje, o HC-UFPR é o maior hospital público do Paraná e o terceiro maior hospital universitário federal do Brasil, sendo reconhecido nacionalmente pela excelência no atendimento assistencial, pela produção de pesquisas científicas e pelas ações de extensão universitária.
Foto: Assessoria
