Luto no Rock: morre Ozzy Osbourne, lenda do heavy metal
Ozzy realizou seu último show no dia 5 de julho, em sua cidade natal, Birmingham, na Inglaterra
Por Da Redação
O mundo da música perdeu nesta terça-feira (22) um de seus nomes mais icônicos. Ozzy Osbourne, vocalista histórico do Black Sabbath e figura lendária do heavy metal, morreu aos 76 anos. A informação foi confirmada por sua família por meio de um comunicado emocionado: “É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor”, diz a nota assinada por Sharon, Jack, Kelly, Aimee e Louis.
Ozzy sofria de Parkinson há vários anos, condição que limitou suas aparições públicas e levou ao cancelamento de turnês. Apesar disso, ele realizou seu último show no dia 5 de julho, em sua cidade natal, Birmingham, na Inglaterra. A apresentação, considerada uma despedida oficial dos palcos, reuniu milhares de fãs no estádio e outros tantos ao redor do mundo, por meio de transmissão online. Foi o fim simbólico de uma carreira marcada por excessos, reinvenções e uma influência cultural sem precedentes.
Nascido John Michael Osbourne, em 3 de dezembro de 1948, Ozzy cresceu em um bairro operário de Birmingham. Na virada da década de 1960 para os anos 1970, ao lado de Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, fundou o Black Sabbath — banda que inaugurou os pilares do heavy metal. Canções como Paranoid, Iron Man e War Pigs marcaram gerações e consolidaram o grupo como pioneiro de um estilo sombrio e poderoso.
A alcunha de “príncipe das trevas” veio tanto pelo estilo musical quanto pela persona pública de Ozzy: provocador, teatral e por vezes imprevisível. Ele foi demitido do Black Sabbath em 1979, após anos de conflitos internos e uso abusivo de drogas. Em carreira solo, no entanto, encontrou nova força: seu álbum Blizzard of Ozz (1980), com faixas como Crazy Train e Mr. Crowley, é considerado um clássico absoluto do gênero.
